A maioria dos abatedouros em funcionamento no Estado, embora não sejam clandestinos também funcionam de forma irregular por que não dispõe de condições e praticas higiênicas adequadas, nem se quer conta cm refrigeração.
Diante de toda essa situação, o município de Buíque em breve servirá de modelo para outras cidades que terão por obrigação de adequar as normas da OMS (Organização Mundial de Saúde) ADAGRO E CPRH e APEVISA, ambos responsáveis para fiscalizar os matadouros de todo estado.
De acordo com informações do coordenado geral do gabinete do prefeito, Ronaldo Andrade, já foram iniciadas as obras do novo matadouro publico municipal de Buíque, o prédio que já estar em construção ficará as margens da PE 270, o que dará mais acessibilidade para o transporte de carnes que será realizado através de veículos climatizados .
Além dessa exigência que é feita pela vigilância sanitária , as dependências do novo matadouro publico municipal seguira os padrões da OMS( Organização Mundial da Saúde) com camará fria e capacidade para abater os animais com extrema higienização seguindo os padrões mundiais.
Vale apenas ressaltar a importância e os benefícios que esta obra trará para a população consumidora de carne no município, uma vez que o antigo e atual matadouro da cidade de Buíque já não atende mais nem um padrão, principalmente o de higiene uma vez que a água com a qual é lavada os animais depois de abatidos vem da barragem velha sem nem um tratamento especifico .
Nenhum comentário:
Postar um comentário